Muxagat

Muxagata, é o nome de uma pequena aldeia situada no norte de Portugal, no Vale do Douro Superior, famoso pelo seu vinho e pelas fantásticas paisagens vitícolas classificadas pela Unesco. Foi nesta aldeia que nasceu o projeto, Muxagat Vinhos. Em 2003 começamos a vinificar uvas da nossa quinta, Vale Cesteiros e de pequenas parcelas da aldeia Muxagata.

As vinhas estão plantadas essencialmente em solo xistoso com parcelas de diferentes altitudes, entre 250 a 600m, e diferentes exposições solares, estando parte da vinha em conversão para agricultura biológica.

A adega agora utilizada é na Mêda, uma adega abandonada durante a revolução em 1974, com paredes de granito, e lagares com a tradicional pisa. E a política seguida é a de interferir o menos possível na vinificação permitindo que as características do solo de cada vinho possam desenvolver-se e mostrar-se no vinho, com um acompanhamento constante e próximo dos trabalhos na vinha e adega a cargo o Enólogo Luís Seabra. Depois há a separação máxima das parcelas vinificadas e a não utilização de leveduras externas, deixando que só as leveduras indígenas façam o seu trabalho, evitando ao máximo trasfegas, colagens e filtrações de forma a respeitar o carácter do vinho. Essa é nossa filosofia.